top of page

De 10 a 22 de dezembro de 2024 foi realizada a mostra “Sonho é subversão: 100 anos de Surrealismo no cinema". Com programação inteiramente gratuita, a mostra exibiu 37 filmes entre curtas, organizados em quatro programas, médias e longas-metragens, em homenagem aos 100 anos do Manifesto do Surrealismo, publicado em 1924 pelo “pai do Surrealismo", André Breton.

A mostra trouxe obras aclamadas, como Um Cão Andaluz, de Luis Buñuel, Oito e Meio, de Federico Fellini, A Estrada Perdida, de David Lynch, A Montanha Sagrada, de Alejandro Jodorowsky, O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, o clássico da Disney Fantasia, entre outros títulos. A lista também inclui O Retorno à Razão, curta do artista surrealista Man Ray, produzido um ano antes da publicação do Manifesto.

Com curadoria de Aïcha Barat, Ana Gabriela Dickstein e Diogo Cavour, e organização de Lúdica Produções, o projeto ofereceu, também, atividades extras: dois debates, um sobre sonho, no dia 14/12, às 15h15; outro sobre loucura, no dia 21/12, às 18h; uma masterclass, centrada em exposições surrealistas e no tema do estranhamento, no dia 19/12, às 18h; além de cinco sessões especiais, duas voltadas para o público infantojuvenil, uma com acessibilidade, outras com música ao vivo e música experimental. Além dos filmes e das atividades extras, foi oferecido um catálogo físico, com textos e imagens, para aqueles que conferiram um ou mais filmes da programação.

QUANDO?

10/12/2024 até 22/12/2024

ONDE?

CAIXA Cultural Rio de Janeiro
Rua do Passeio, 38 - Centro, Rio de Janeiro - RJ
 
—Pngtree—instagram social platform icon_
MostraSurreal_CartazA1_Passeio_Impressão_page-0001.jpg
bottom of page