10/12 - TERÇA
14h30 - Cão Andaluz (1929, Luis Buñuel) + A idade do Ouro [1930, Luis Buñuel) [76 min]
16h30 - CURTAS 4 [70 min]
18h - CURTAS 2 [55 minutos]
19h - Abertura da mostra: Coquetel do Cocteau + Apresentação musical com Raquel Paixão ao piano [60 min]
11/12- QUARTA
14h – CURTAS 1 [68 min]
15h30 – L’inhumaine (1924, Marcel L’Herbier) [135 min]
18h05 – O Anjo Exterminador (1962, Luis Buñuel) [95 min]
12/12 - QUINTA
14h – Alice no País das Maravilhas (1933, Norman Z. McLeod) [76 min]
15h45 – A Montanha Sagrada (1973, Alejandro Jodorowsky) [113 min]
18h – Orfeu (1950, Jean Cocteau) [95min]
13/12 - SEXTA
14h30 – O Fantasma da Liberdade (1974, Luis Buñuel) [104 min]
16h45 – As Pequenas Margaridas (1966, Věra Chytilová) [74 min]
18h30 – SESSÃO MUSICAL 1 [68 min]
com de Mbé e Lcuas Pires
14/12- SÁBADO
14h – Caixa Preta (2022, Saskia e Bernardo Oliveira) [51 min]
15h15 – DEBATE 1: “Indícios do sonho: surrealismo, psicanálise e negritude”, com a psicanalista Heidi Coelho e a pesquisadora e curadora de arte Nathalia Grilo
17h15 – A Estrada Perdida (1997, David Lynch) [135 min]
15/12 - DOMINGO
14h – Oito e Meio (1963, Federico Fellini) [138 min]
16h45 – SESSÃO MUSICAL 2 [55 min]:
com o trio Taiyo Omura, Marcelo Conti e Érica Live (apresentando Cine Orquestra Soundpainting Rio, em versão de bolso)
SESSÃO MUSICAL 1 [68 min]:
Anémic Cinéma (1925, Marcel Duchamp)
Synchromy No. 2 (1935, Mary E. Bute)
Synchromy No. 4: Escape (1938, Mary E. Bute)
At Land (1944, Maya Deren)
Tramas do Entardecer (1943, M. Deren)
Ghosts Before Breakfast (1928, Hans Richter)
Um Cão Andaluz (1929, Luis Buñuel)
*Sessão com apresentação musical de Mbé e Lcuas Pires
SESSÃO MUSICAL 2 [55 min]:
Tramas do Entardecer (1943, M. Deren) + A Concha e o Clérigo (1928, G. Dulac)
*com apresentação musical do trio Taiyo Omura, Marcelo Conti e Érica Live (apresentando Cine Orquestra Soundpainting Rio, em versão de bolso
CURTAS 1 – Luminosos
O Retorno à Razão (1923, Man Ray)
Anémic Cinéma (1925, Marcel Duchamp)
Entr’acte (1924, René Clair)
Emak Bakia (1926, Man Ray)
A Estrela do Mar (1928, Man Ray)
17/12 - TERÇA
14h – SESSÃO ACESSIBILIDADE, com legendagem descritiva: O Anjo Exterminador (1962, Luis Buñuel) [95 min]
16h – O Fantasma da Liberdade (1974, Luis Buñuel) [104 min]
18h10 – Viagem ao Fim do Mundo (1968, Fernando Coni Campos) [90 min]
18/12 - QUARTA
15h30 – Orfeu (1950, Jean Cocteau, Livre) [95 minutos]
17h25 – Holy Motors (2012, Leos Carax, 14 anos) [115 minutos]
19/12- QUINTA
14h45 – CURTAS 3 [76 minutos]
16h30 – CURTAS 1 [65 minutos]
18h – MASTERCLASS: “As exposições surrealistas e o desafio de (não) legitimar o estranhamento”,
*com Luiz Camillo Osorio, professor da PUC-Rio, pesquisador do CNPq e curador do Instituto PIPA
20/12 - SEXTA
14h – Ghosts Before Breakfast (1928, H. Richter) + Sonhos que o Dinheiro Pode Comprar (1947, H.\ Richter) [85]
16h – Sangue de um Poeta (1932, Jean Cocteau) [55 min]
17h45 – A Montanha Sagrada (1973, Alejandro Jodorowsky) [113 min]
21/12 - SÁBADO
14h30 – SESSÃO FÉRIAS 1: O Menino e o Mundo (2013, Alê Abreu) [80 min]
16h30 – CURTAS 4 [70 min]
18h – DEBATE 2: “Fica a loucura: poéticas surrealistas em Maya Deren e Joseph Cornell”
*com a cineasta Ana Costa Ribeiro e o gerente da cinemateca do MAM-Rio Hernani Heffner
22/12 - DOMINGO
14h – SESSÃO FÉRIAS 2: Fantasia (1940, Samuel Armstrong e outros) [124 min]
16h25 – As Pequenas Margaridas (1966, Věra Chytilová) [74 min]
--
CURTAS 2 – Uma viagem
Destino (2003, Dominique Monfery,)
Synchromy No. 2 (1935, Mary E. Bute)
Synchromy No. 4: Escape (1938, Mary E. Bute)
Ghosts Before Breakfast (1928, Hans Richter)
Darkness, Light, Darkness (1989, Jan Švankmajer)
Dimensions of Dialogue (1983, Jan Švankmajer)
CURTAS 3 – Alucinantes
Fireworks (1947, Kenneth Anger)
Ghosts Before Breakfast (1928, Hans Richter)
Synchromy No. 2 (1935, Mary E. Bute)
Synchromy No. 4: Escape (1938, Mary E. Bute)
A Concha e o Clérigo (1928, G. Dulac)
CURTAS 4 – Verdades surrealistas
Tramas do Entardecer (1943, M. Deren)
At Land (1944, Maya Deren)
Ritual in Transfigured Time (1945, Maya Deren)
Jack’s Dream (1938, Joseph Cornell)
The Midnight Party (1938, J. Cornell)
Rose Hobart (1936, Joseph Cornell)