top of page

FILMES

Curtas 

O Retorno à Razão (1923, Man Ray, 3 min., PB) – 12 anos

Sinopse: Experimentos visuais em sequência, como texturas animadas, raiogramas e jogos de luz e sombra sobre o torso de Kiki de Montparnasse. O filme é considerado por muitos o primeiro experimento surrealista no cinema, tendo sido realizado antes mesmo do manifesto de Breton.

 

Entr’acte (1924, René Clair, 22 min., PB) – Livre

Sinopse: Obra-prima do cinema de vanguarda, concebida para ser exibida no intervalo do balé dadaísta Relâche. Apresentando os protagonistas da cena artística parisiense, o filme consiste em sobreposições de imagens: alguém é morto, o caixão sai do controle e, depois de uma perseguição, ele para. Uma pessoa sai do caixão e todos que o seguiam desaparecem.

 

Anémic Cinéma (1925, Marcel Duchamp, 7 min., PB) – Livre

Sinopse: Um desenho em espiral roda vertiginosamente. Ele é substituído por um disco giratório. Os dois continuam em perfeita alternância até ao fim: um desenho em espiral, um disco. Cada disco é rotulado e, à medida que roda, pode ser lido. Os escritos, em francês, apresentam trocadilhos, rimas excêntricas e aliterações. A mensagem final fala sobre o próprio motivo espiral.

 

Emak Bakia (1926, Man Ray, 18 min., PB) – Livre

Sinopse: Um variado, mas eurítmico, carrossel de formas geométricas: rostos, imagens labirínticas e perspectivas insólitas, em que até mesmo o colarinho de uma camisa pode se tornar o motor para a construção de sequências cinematográficas inteiras.

 

Ghosts Before Breakfast (1928, Hans Richter, 6 min., PB) – Livre

Sinopse: Curta-metragem experimental e surrealista que retrata objetos do cotidiano ganhando vida e se comportando de maneira absurda. Gravatas, chapéus e xícaras se rebelam contra os donos, criando uma atmosfera lúdica e caótica que desafia a lógica e celebra a imprevisibilidade dos sonhos.

 

A Estrela do Mar (1928, Man Ray, 17 min., PB) – Livre

Sinopse: Uma jornada poética e surrealista explora o desejo e a memória por meio de imagens distorcidas e oníricas, com uma mulher misteriosa e uma estrela do mar como símbolos centrais.

 

A Concha e o Clérigo (1928, Germaine Dulac, 40 min., PB) – 14 anos

Sinopse: Baseado num roteiro de Antonin Artaud. Obcecado pela mulher de um general, um clérigo tem visões estranhas marcadas pela morte e pela luxúria.

 

Um Cão Andaluz (1929, Luis Buñuel, 16 min., PB) – 16 anos

Sinopse: Uma navalha é afiada, as nuvens passam na frente da lua e a lâmina corta o olho. Oito anos depois, um homem observa formigas saindo de um buraco em suas mãos. O homem sente desejo e arrasta padres e pianos amarrados em suas costas. O filme, uma colaboração entre Luis Buñuel e Salvador Dalí, é possivelmente o grande ícone do surrealismo no cinema.

 

Synchromy No. 2 (1935, Mary Ellen Bute, 5 min., Cor) – Livre

Sinopse: Animação experimental que combina imagens abstratas com música, Synchromy No. 2 utiliza formas geométricas e padrões visuais, que se movem em sincronia com a música de John Becker, criando uma experiência sensorial única. O filme explora a relação entre som e imagem, oferecendo uma representação visual da harmonia musical.

 

Rose Hobart (1936, Joseph Cornell, 19 min., PB) – Livre

Sinopse: Obra experimental que mistura imagens de filmes antigos com uma narração surreal e poética. O filme é uma montagem de cenas do filme mudo East of Borneo (1931), estrelado pela atriz Rose Hobart, que Cornell edita para criar uma nova narrativa, centrada na personagem feminina e nos conceitos de desejo e nostalgia. Trata-se de uma exploração da montagem, do ritmo e da reinterpretação de imagens.

 

Jack’s Dream (1938, Joseph Cornell, 4 min., PB) – Livre

Sinopse: Montagem de imagens evocativas e simbólicas que exploram o sonho e a memória.

 

The Midnight Party (1938, Joseph Cornell, 4 min., PB) – Livre

Sinopse: Curta-metragem experimental que mistura imagens de filmes antigos e objetos diversos, criando uma atmosfera surreal e onírica. O filme apresenta cenas de uma festa à meia-noite, com personagens e objetos inanimados que ganham vida por meio da montagem de Cornell, evocando um mundo de fantasia e mistério. Com seu estilo único de montagem e uso de imagens poéticas, o diretor transforma a narrativa em uma investigação visual do tempo e do imaginário.

 

Synchromy No. 4: Escape (1938, Mary Ellen Bute, 4 min., PB) – Livre

Sinopse: Uma animação experimental que sincroniza formas geométricas em movimento com música, criando uma experiência visual abstrata que evoca tensão e libertação.

 

Tramas do Entardecer (1943, Maya Deren, 14 min., PB) – 12 anos

Sinopse: Uma mulher, no caminho de volta para casa, adormece e tem sonhos vívidos, que podem ou não estar acontecendo na realidade. Por meio de imagens repetitivas e total desajuste da visão objetiva do tempo e do espaço, seus desejos internos se desenrolam na tela.

 

At Land (1944, Maya Deren, 15 min., PB) – 12 anos

Sinopse: Filme experimental de Maya Deren que acompanha uma mulher em uma jornada surreal, com foco no tema da identidade e do tempo. A protagonista transita por diferentes paisagens, em que o espaço e o tempo se tornam maleáveis e a linha entre sonho e realidade se desfaz. O filme é caracterizado pela narrativa não linear e pela atmosfera onírica, típica das obras de Deren.

 

Ritual in Transfigured Time (1945, Maya Deren, 14 min., PB) – 12 anos

Sinopse: Curta-metragem experimental que explora o conceito de transformação e a conexão entre o corpo e o tempo. A obra utiliza dança e movimento para ilustrar rituais simbólicos e cria uma atmosfera onírica. 

 

Fireworks (1947, Kenneth Anger, 20 min., PB) – 16 anos

Sinopse: Filme autobiográfico sobre o despertar do desejo. 

 

Dimensions of Dialogue (1983, Jan Švankmajer, 10 min., Cor) – 12 anos

Sinopse: Uma representação em três partes de várias formas de comunicação. 

 

Darkness, Light, Darkness (1989, Jan Švankmajer, 7 min., Cor) – 12 anos

Sinopse: Filme experimental que explora a interação entre luz e sombra, com forte ênfase na transformação dos objetos e na manipulação de sombras como uma forma de expressão. O filme é uma meditação visual  que usa animação de objetos e técnicas de stop motion para criar uma experiência sensorial e filosófica sobre a percepção e a dualidade do mundo físico.

 

Destino (2003, Dominique Monfery, 7 min., Cor) – Livre

Sinopse: Colaboração entre Salvador Dalí e Walt Disney, finalizada em 2003. O filme apresenta a trágica história de amor de Chronos, a personificação do tempo, com uma mulher mortal, em paisagens surreais.

MostraSurreal_CartazA1_Passeio_Impressão_page-0001.jpg

QUANDO?

10 a 22/12/2024
—Pngtree—instagram social platform icon_

ONDE?

CAIXA Cultural Rio de Janeiro
Rua do Passeio, 38 - Centro, Rio de Janeiro - RJ
 
bottom of page