FILMES
Longas
L’inhumaine (1924, Marcel L’Herbier, 135 min., PB) – Livre
Sinopse: Claire Lescot é uma cantora famosa. Todos os homens querem ser amados por ela e, entre eles, está o jovem cientista Einar Norsen. Quando ela zomba dele, Norsen deixa sua casa com a intenção declarada de se matar.
A Idade do Ouro (1930, Luis Buñuel, 60 min., PB) – 16 anos
Sinopse: Um conto surrealista de um homem e uma mulher apaixonados um pelo outro, mas cujas tentativas de consumar essa paixão são constantemente frustradas pela família, pela Igreja e pela sociedade burguesa.
Sangue de um Poeta (1932, Jean Cocteau, 55 min., PB) – Livre
Sinopse: Um artista sem nome é transportado por um espelho para outra dimensão, onde ele viaja através de diversos cenários bizarros. História contada em quatro episódios.
Alice no País das Maravilhas (1933, Norman Z. McLeod, 76 min., PB) – Livre
Sinopse: Na Inglaterra vitoriana, uma menina entediada sonha que conhece um novo mundo de fantasia chamado País das Maravilhas. Lá, ela encontrará diferentes criaturas, fará novos amigos e embarcará em uma aventura para conseguir achar o caminho de volta para casa.
Fantasia (1940, Samuel Armstrong, James Algar, Bill Roberts, Paul Satterfield, Hamilton Luske, Jim Handley, Ford Beebe, T. Hee, Norm Ferguson, Wilfred Jackson, 124 min., Cor) – Livre
Sinopse: Fantasia é um inovador filme de animação da Disney, lançado em 1940, que combina música clássica com animação artística. O filme é estruturado em oito segmentos diferentes, cada um inspirado em uma composição clássica, conduzida por uma orquestra.
Sonhos que o Dinheiro Pode Comprar (1947, Hans Richter, 79 min., Cor) – Livre
Sinopse: Joe, um homem comum, descobre que possui a habilidade de criar sonhos personalizados para as pessoas. Ele decide abrir uma loja, onde passa a vender esses sonhos a clientes excêntricos, com necessidades e desejos únicos. O filme é estruturado em sete partes – sendo cada uma a representação de um sonho diferente –, criadas em colaboração com artistas como Man Ray, Marcel Duchamp, Max Ernst, Alexander Calder e Fernand Léger.
Orfeu (1950, Jean Cocteau, 95 min., PB) – Livre
Sinopse: Orfeu, um poeta famoso e entediado, apaixona-se obsessivamente por uma princesa, a Morte. Eurídice, sua esposa, morre após uma armação da princesa e Orfeu vai ao mundo inferior para tentar resgatá-la.
O Anjo Exterminador (1962, Luis Buñuel, 95 min., PB) – 14 anos
Sinopse: Após uma extravagante e farta refeição, os convidados de um jantar se sentem estranhamente incapazes de deixar a sala. Nos dias que se seguem, pouco a pouco, caem as máscaras de civilização e virtude e as pessoas do grupo passam a viver como animais.
Oito e Meio (1963, Federico Fellini, 138 min., PB) – 14 anos
Sinopse: Prestes a rodar sua próxima obra, o cineasta Guido Anselmi ainda não tem ideia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar passado com presente, ficção com realidade.
Viagem ao Fim do Mundo (1968, Fernando Coni Campos, 90 min., PB) – 16 anos
Sinopse: Os personagens são apresentados enquanto aguardam a chamada para o embarque: uma modelo de publicidade, um time de futebol com seus jogadores e dirigentes, um homem de meia-idade visivelmente nervoso com os possíveis perigos da viagem, duas freiras e um rapaz que, na banca de jornal, procura algo para ler durante o voo. Este jovem encontra, entre romances de aventura e policiais, uma edição de bolso de Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Ao longo do trajeto, surgem diversos conflitos individuais dos passageiros do avião. Entre eles, ganha importância o de uma das freiras, no qual o individual e o coletivo se chocam.
As Pequenas Margaridas (1966, Věra Chytilová, 74 min., Cor) – 16 anos
Sinopse: Como o mundo está corrompido, duas adolescentes, ambas chamadas Marie, decidem embarcar em uma série de brincadeiras destrutivas, que consistem em consumir e destruir o que está ao redor. Um clássico vibrante e atemporal, que continua inspirando novas gerações de cinéfilos, As pequenas margaridas é uma maravilhosa obra-prima feminista realizada por Věra Chytilová.
A Montanha Sagrada (1973, Alejandro Jodorowsky, 113 min., Cor) – 18 anos
Sinopse: Um alquimista reúne um grupo de pessoas para representar os planetas do sistema solar. Sua intenção é submetê-los a estranhos rituais místicos antes de enviá-los para a Ilha de Lótus, onde escalarão a Montanha Sagrada para substituir os deuses que secretamente governam o universo.
O Fantasma da Liberdade (1974, Luis Buñuel, 104 min., Cor) – 16 anos
Sinopse: Filme episódico em que uma série de situações surreais se desenrolam, sendo ligadas cada hora por um personagem. Mais uma parceria de Luis Buñuel com o roteirista Jean-Claude Carrière, na qual as tramas satíricas e oníricas beiram o nonsense, provocando valores tradicionais da sociedade burguesa, como religião, pátria e família.
O Menino e o Mundo (2013, Alê Abreu, 80 min., animação) – Livre
Sinopse: Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação que reúne diversas técnicas artísticas e retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.
A Estrada Perdida (1997, David Lynch, 135 min., cor) – 18 anos
Sinopse: O saxofonista Fred Madison começa a receber misteriosas fitas VHS dele e da esposa em casa e passa a ser torturado pela ideia de que ela está tendo um caso. Depois de ser subitamente condenado pelo assassinato da mulher, Madison desaparece inexplicavelmente e é substituído por um jovem mecânico com uma vida diferente.
Holy Motors (2012, Leos Carax, 115 min., cor) – 14 anos
Sinopse: Oscar transita solitariamente por vidas paralelas, atuando como chefe, assassino, mendigo, monstro, pai... Ele mergulha profundamente em cada um dos papéis e anda por Paris e arredores em uma luxuosa limusine, comandada pela loira Céline. Ele é um homem em busca da beleza do movimento, da força motriz, das mulheres e dos fantasmas de sua vida.
Caixa Preta (2022, Saskia e Bernardo Oliveira, 51 min., cor) – Livre
Sinopse: A Terra é apenas um lugar. No entanto, não chega a ser um lugar normal, pois a maior parte do cosmos está vazia. O normal é o vasto e imenso vazio, frio e universal, a noite eterna do espaço. As estrelas e os planetas, em comparação, aparecem como algo dolorosamente raro e precioso. Se nos soltassem ao acaso no cosmos, a probabilidade de chegar ao planeta, ou mesmo em sua vizinhança, seria inferior a uma parte em mil milhões, mil milhões, mil milhões…