Crianças e adolescentes são o público-alvo do Aventuras do Pensamento, projeto pioneiro que retornou à Caixa Cultural Rio de Janeiro, no Centro, em 2019, com a proposta de levar grandes nomes da ciência, da filosofia e das artes no Brasil para falar de suas especialidades em linguagem clara e acessível.

 

Em sua terceira edição, o projeto, que teve patrocínio do Governo Federal e entrada franca, reuniu uma seleção de pesquisadores consagrados para falar de temas atuais e inesperados, incluindo escrita, relação com a natureza, futebol, cosmologia e psicanálise.

 

O time de sete palestrantes incluiu escritores, filósofos, cientistas reconhecidos no Brasil e no exterior, em apresentações de cerca de 45 minutos. Em seguida às palestras, se deu vez ao momento mais aguardado: as perguntas das crianças e adolescentes, que dizem o que pensam sobre o que acabaram de ouvir, em um diálogo franco e incomum com especialistas.

A lista de palestrantes para falar com o público de 10 a 15 anos incluiu o cosmólogo Mario Novello, com uma fala sobre o universo; a filósofa da ciência Tatiana Roque, sobre a verdade científica; o líder indígena e escritor Daniel Munduruku, sobre os ritos de passagem de adolescentes indígenas; o filósofo Marcos Nobre, sobre democracia; a escritora Elisa Lucinda, sobre a relação entre palavra e liberdade; o escritor e professor de literatura José Miguel Wisnik, sobre o futebol; e a psicanalista Suely Rolnik, sobre descolonização.

Registros em vídeo dos eventos

QUANDO?

9 de novembro a 14 de dezembro, 2019

ONDE?

Caixa Cultural - Rio de Janeiro
Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, RJ