A comédia visual trouxe para o cinema uma gama de interpretações e gags que são referência para muitos atores e diretores até os dias de hoje. E o nome de Buster Keaton (1895 -1966) se configura no alto posto como um dos mais inventivos criadores desta arte. Com patrocínio do Banco do Brasil e incentivo da Lei Rouanet, a mostra “Buster Keaton – O mundo é um circo” aconteceu no CCBB Rio de Janeiro, de 26/09 a 14/10; no CCBB Brasília, de 09/10 a 28/10; e no CCBB São Paulo, de 11/10 a 05/11, para ratificar a importância deste artista que revolucionou a esfera da sétima arte. A mostra trouxe também sessões musicais acompanhando a exibição de filmes, livro-catálogo, curso de cinema sobre a obra de Buster Keaton, masterclass, debate e sessão com audiodescrição.

Com produção da Lúdica Produções, curadoria do professor, crítico e pesquisador Ruy Gardnier e do produtor e realizador Diogo Cavour, a mostra foi a maior retrospectiva feita sobre o Buster Keaton em solo brasileiro. Foram exibidos 70 filmes divididos em 22 longas, 48 curtas e médias-metragem, em formatos película (17 obras) e digital, em que os espectadores puderam fazer uma grande imersão na obra de Keaton, e identificar, por exemplo, a característica que ficou para sempre associada ao ator: uma de suas grandes inovações é o fato de sua comédia se basear num personagem impassível, que mantém as mesmas feições diante dos fatos ocorridos.

Com um trabalho minucioso, a curadoria reuniu os filmes mais importantes protagonizados e dirigidos por Buster Keaton. Foram exibidos todos os filmes do período áureo de seu cinema - em que ele não só atuava, como tinha controle artístico de cada projeto. Foram exibidos também os curtas em que ele começou sua carreira cinematográfica, servindo como escada para comediante Roscoe "Fatty" Arbuckle, e alguns dos filmes pós anos 30 em que Keaton teve presença marcante.

Registro em vídeo dos eventos

QUANDO?

26 de setembro a 5 de novembro, 2018

ONDE?

Centro Cultural do Banco do Brasil - Rio de Janeiro
Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, RJ
Centro Cultural do Banco do Brasil - Brasília
St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 - Edifício Tancredo Neves
Centro Cultural do Banco do Brasil - São Paulo
R. Álvares Penteado, 112, Centro